As origens da cerâmica e porcelana chinesa voltam para a distante antigüidade. E da excelência majestosa da cerâmica chinesa, podemos deduzir o trabalho diligente que foi fazê-los. No Museu do Palácio Nacional em Taipei, você encontrará muitos exemplos excelentes da quase translúcida porcelana de casca de ovo. Pintadas nas superfícies das peças dos períodos Ming (1368-1644 D.C.) e Ch'ing (1644-1911 D.C.) estão delicadas flores, grama, pássaros e bestas que nos deixam suspirar e querer saber como tal trabalho foi produzido.
Quatro fatores objetivos influenciaram o início e o desenvolvimento da cerâmica e porcelana chinesa: argila, combustível, sistemas de rio e mercados. Barro pesado e grandes quantidades de combustível são requeridos para a fabricação de cerâmica e porcelana.
No entanto, os altos custos de envio fizeram com que a produção de cerâmica se tornasse impraticável economicamente nas áreas sem estas condições básicas. Assim, um lugar com quantidades abundantes de barro e serra como combustível tinha o melhor potencial para montar uma estufa de cerâmica.
Uma vez que uma grande estufa é construída, continua produzindo por centenas de anos. As artes de preparar o barro, envidraçando e incendiando é passado freqüentemente de geração para geração; assim, cada área tenderá a desenvolver suas próprias coberturas individuais, barro e técnicas decorativas, resultando em estilos e desenhos únicos. Estas características especiais provêem muito da base da avaliação moderna da antigas opeças de cerâmica e porcelana: das características particulares de uma peça, pode-se normalmente definir quando e onde foi feita. Começando com o Dinastia Han (206 A.C. -220 D.C.) e as Dinastias T'ang (618-907 D.C.), Sung (960-1279 D.C.), Yuan (1279-1368 D.C.) e Ming (1368-1644 D.C.), grandes quantidades de cerâmica e porcelana foram exportadas da China para Coréia, Japão, Ilhas de Ryukyu, Sudeste da Península asiática, Filipinas, Indonésia, Índia, Oriente Médio, costa oriental da África, Europa continental, Grã Bretanha e para os Estados Unidos. Peças de cerâmica e porcelana exportadas durante estes períodos são um fonte excelente de material de pesquisa na história das comunicações, do comércio e das relações econômicas da China com outro países.
O barro adequado para fabricar cerâmica e porcelana é produzido no nas áreas de Peitou e de Nanshihchiao em Taipei. Iniciando no final d século 19 e no início do século 20, as estufas de cerâmica e porcelana foram gradualmente se concentrado na área de Yingke Chen do Município de Taipei. Hoje, Yingke Chen é a principal área produtora de cerâmica do norte de Taiwan. Devido à experiência acumulada por vários anos da fabricação de cerâmica, e pelos mestres da cerâmica que residem em Yingke Chen e que receberam sua arte das gerações passadas, modernas instalações de estufas continuam vindo a Yingke Chen para montarem seus negócios. Os centros produtores de cerâmica e porcelana na Taiwan central estão nos municípios de Miaoli e Nantou. Graças a abundância de materiais e de recursos da rica floresta na área de Shihtoushan, as estufas se espalharam por toda parte destes dois municípios. Algumas das estufas na área de Miaoli começaram a usar gás natural como combustível para queimar cerâmica. Eles também importam barro para porcelana de alta qualidade e trouxeram instalações modernas e tecnologias para melhorar a qualidade de seus produtos.
A chave para saber por que a arte cerâmica pôde se desenvolver a tal alto nível na China está no espírito dos artesãos chineses que se esforçam para a excelência. Peças de cerâmica e porcelana que datam de vários períodos históricos demonstraram novamente como os artesãos chineses superaram as negligências do materiais que eles usavam e como a habilidade pode conquistar e superar as dificuldades encontradas trabalhando com barro.
Por exemplo, nas recentes Dinastias Yuan (1279-1368 D.C.) e Ming (1368-1644 D.C.), o material utilizado para produzir porcelana no mundialmente famoso Chingte Chen, Província de Kiangsi, era a pedra de porcelana misturada com kaolin, um material com plasticidade relativamente pobre. De frente com esta dificuldade, os fabricantes de porcelana daquela época tiveram a idéia de moer a matéria-prima até uma consistência extremamente boa e depois a empapando em água por vários anos. Este processo de hidrólise aumentou sua viscosidade e plasticidade.
Deste modo o barro poderia ser estirado e moldado na roda de um oleiro em bonitos artigos de porcelana. Quando estivessem meio secos, uma faca especial era usada para cortá-la em fatias extremamente finas; era assim que a famosa porcelana chinesa "Casca de ovo " - um produto das famílias oficiais das Dinastias Ming e Ch'ing- eram feitas. Os fabricantes de porcelana da modernidade trabalhariam hoje duro para tentar reproduzir este processo sem igual de tratamento do barro para porcelana e a altamente desenvolvida habilidade que a acompanhou -mesmo com seus equipamentos modernos e tecnologias.
Os artesãos de cerâmica e porcelana de hoje têm total acesso para o moderno conhecimento tecnológico e podem escolher seus equipamentos livremente. Mas todos ainda carregam a tradicional crença que o homem pode realmente conquistar a natureza. Alguns imitam os desenhos antigos, outros produzem peças vanguardistas. Com suas mentes , suas mãos, o barro e o fogo, estes oleiros expressam a percepção do artista de beleza, sua experiência profissional , sua sensibilidade e seu nível de cultivo artístico. Um oleiro sênior de Taiwan, Lin Pap-chia, tem sido conhecido nos últimos 40 anos como o " doutor " da indústria da cerâmica Yingke Chen. Ele pode normalmente ascender com uma resposta para qualquer pergunta ou problema que estejam relacionadaa as cerâmicas que lhe são trazidas, e ele também ajudou a cultivar incontáveis criativos talentos na área de fabricação de cerâmica. Chiu Huan-tang e Shin Nai-yueh fizeram suas contribuições trazendo novos conceitos na fabricação de cerâmica dos Estados Unidos e criando modernos trabalhos na arte cerâmica. Estes mestres também ajudaram a criar uma nova geração de ceramistas em sua arte. Jovens artistas que se distinguiram em seu campo incluem Lien Pao-chai, Chen Chiu-chi, Yang Wen-ni, Sun Chao e Feng Sheng-kuang. Todos têm seu próprio estilo criativo e ricamente expressivo.
Na República da China em Taiwan, alguns ceramistas aprenderam sua arte por conta própria, outros por estudo no exterior; mas a maioria recebeu seu treinamento na Academia Nacional de Artes de Taiwan, no Departamento de Artes Industriais da Universidade Nacional Normal de Taiwan e nas seções de cerâmica do Departamento de Engenharia Química da Universidade de Cultura Chinesa.
Acompanhando o aumento no padrão de vida em Taiwan, o número de pessoas que desfrutam a cerâmica e lançam modas está aumentando a cada ano. Esses que realmente têm mexido em barro com suas próprias mãos possuem a mais alta admiração das criações dos antigos fabricantes de cerâmica e porcelana. Afrontando o desafio da arte moderna fundindo com sua tradicional cultura, a arte cerâmica chinesa olha para novos horizontes completamente criativos e inovadores.
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