Quando você entra em um teatro de Ópera chinesa em Taipei, a primeira coisa que você irá notar é uma pródiga e brilhante tapeçaria bordada. Artistas então se movimentarão pelo palco ao som de cordas e instrumentos de sopro de madeira, ou com o tinir de gongos e tambores. Primeiro é um homem jovem e bonito, robusto em traje de guerreiro, cambaleando pelo palco e exibindo suas habilidades marciais. Em seguida é uma jovem mulher coberta por fios de pérolas e vestido brocado de seda, cantando com uma voz feminina e gentil, executando uma dança ondulada. Segue-se o famoso Rei Macaco Sun Wu-k'ung, da viagem da ópera para o Oeste, com suas artimanhas danosas. Estes personagens são todos representantes da Tradicional Ópera Nacional da China ou Ópera de Pequim.
Assistir a uma ópera foi por muito tempo um entretenimento popular desfrutado tanto por pessoas comuns como a realeza e a aristocracia da China. Livretos e partituras musicais chamavam a atenção de literatas e da pequena nobreza. A Dinastia T'ang do Imperador Ming Huang (712-755 D.C., também conhecido como Hsuan Tsung) e do Imperador Chuang Tsung (923-925 D.C.) da Recente T'ang são considerados os " pais honorários da Ópera Chinesa " por seu apoio entusiástico para a arte. Sua principal reivindicação para este título era seu conhecimento técnico de música. O Imperador Hsuan Tsung fundou a Academia Pear Garden, uma companhia de música e dança de artistas da Corte. Em tempos mais recentes, cantar ópera passou a ser chamado de " profissão do Pear Garden " e os artistas de ópera como " Irmãos da Pear Garden ".
As peças para as Óperas de Pequim caracterizam elementos trágicos e cômicos, intercalados com canto, dança e narração poética, para dramatizar eventos históricos e lendas populares. Outro estilo de desempenho é o diálogo cotidiano com elementos da fala de todos os e a pantomima executada com gestos comuns. O humor leve reflete e satiriza a sociedade, enquanto é educacional e divertido.
Os papéis dos personagens da Ópera de Pequim são distinguidos com base no sexo, idade e personalidade. Os quatro tipos principais de personagens são sheng, tan, ching, e ch'ou.
As fantasias usadas nas apresentações de Óperas Chinesas estão amplamente baseadas nas vestimentas na China de aproximadamente quatro séculos atrás, durante a Dinastia Ming. Mangas esvoaçantes exageradas, galhardetes usados nas costas de oficiais militares e penas de faisão usadas nos elmos eram adicionados para exarcebar o efeito dramático da coreografia no palco. Estes toques extras remetem os vários níveis de gestos e o ritmo do movimento. Como maquiagem facial, as fantasias das Óperas Chinesas contam muito sobre a personagem que as usa, enquanto é também esteticamente atraente. No passado, os cantores de Ópera Chinesa usariam uma fantasia usada e rasgada a usar uma fantasia que não representasse a personagem que ele estava retratando corretamente.
Originalmente, a Ópera Chinesa era executada contra um só fundo, com os outros três lados abertos. O conjunto é extremamente simples. Inclui uma mesa, que poderia representar uma escrivaninha, a mesa de um funcionário ou até mesmo uma colina ou ponte. Transições de espaço de um lugar para outro são fáceis e econômicas. Os atores têm desenvolvido durante os séculos um conjunto de fórmulas sofisticadas de simbolismos estilizados. A barba usada por uma personagem masculino; as mangas esvoaçantes, leques e as tiras de cetim coloridas usadas nas danças e as armas usadas nas lutas são todos tipos diferentes de bandeiras que representam extensões dos membros humanos. Todos requerem um alto grau de habilidade para manipular e encarnar o rico significado teatral. Atores têm que começar a receber treinamento rígido desde cedo para atuarem naturalmente e com completa facilidade de estilo para canto e recita, movimentos de olho, gestos e andar que expressem os pensamentos e emoções dos personagens da Ópera.
No passado, a Ópera de Pequim tendeu a ser um " teatro para atores ". Os atores utilizaram a tradição na qual eles eram capazes de desempenhar extemporaneamente. Os tocadores de alaúde, violino de duas cordas e de tambor que proviam o acompanhamento musical para a ópera, tiveram que cultivar um alto grau de sensibilidade para e coordenação dos atores por anos para que pudesse fluir com desempenho. No entanto, a moderna Ópera Chinesa é agora fixa em um palco tipo caixa e um sistema de direção, design do palco e iluminação profissional são introduzidos gradualmente. Estas características novas servem para enriquecer o desempenho e acumular experiência, enquanto não se permite violar o tradicional berço da ópera.
As principais companhias da Ópera de Pequim no ROC incluem a Ta Peng, Hai Kuang, e Lu Kuang, e a Academia Nacional de Artes Dramáticas Fu-Hsing. Todos os quatro são grupos profissionais de primeira linha que empregam os maiores talentos da Ópera Chinesa no ROC. Através de uma programação alternada, a Tradicional Ópera de Pequim é apresentada por um dos quatro grupos quase toda noite em Taipei.
Há também um grupo vanguardista novo, o Ya Yin Elnsemble, conduzido por Kuo Hsiao-chuang, um ator de ópera da nova geração. Ya Yin ganhou forte afirmação e louvor de ambas platéias domésticas e internacionais por sua escritura de peças novas, incorporação flexível de conceitos teatrais e funções ocidentais, e experimentação com novas técnicas de desempenho. O verdadeiro grau de sucesso de Ya Yin pode ser medido em como o grupo teve sucesso atraindo jovens intelectuais para as apresentações da Ópera de Pequim.
Uma nova e impressionante experiência combinou o drama Ocidental com o tradicional e operacional estilo chinês. O diretor Wu Hsing-kuo produziu uma adaptação altamente inovadora e próspera de Macbeth de Shakespeare em uma moderna Ópera de Pequim. Em lugar de abandonar a tradição, este tipo de experiência é um passo intermediário que ajuda a tornar a tradicional Ópera Chinesa mais acessível para audiências modernas.
A Academia Nacional de Artes Dramáticas Fu-Hsing, fundada pelo Ministério da Educação de ROC, provê sete anos de intensivo treinamento profissional sob orientação dos melhores professores da área. Este programa é a semente de um longo compromisso para cultivar jovens atores, músicos e técnicos de palco para a Ópera Chinesa. A Academia possui uma companhia prática de artistas que se especializou em executar óperas com temas educacionais para estudantes das escolas elementar e secundária. Há também mais de 1,000 companhias amadoras da Ópera de Pequim na comunidade e em faculdades e universidades. Tais grupos apresentam-se ao público ocasionalmente.
Toda semana, três estações de televisão de Taiwan gravam ou exibem ao vivo apresentações da Ópera de Pequim, trazendo alta qualidade de ópera chinesa para todas as salas de estar. Um programa ensina para as crianças a apreciar esta tradicional arte por uma exibição vivaz da história, simbolismo e apresentação da Ópera de Pequim. A maioria das estações de rádio oferecem programas que mostram o melhor da Ópera de Pequim por registros de excelentes apresentações passadas como também transmissões ao vivo. Estes esforços percorrerão um longo caminho para manter a arte vital e popular. |