Cloisonne

Cloisone  Cloisone, também conhecido como cloisone esmaltado, é a arte decorativa de aplicar esmalte de todas as cores na superfície de um objeto de cobre ou bronze que são flamejados para se tornarem então uma obra de arte luminosa e colorida. Esta técnica artística foi transmitida do Oeste para a China e alcançou seu cume de perfeição como um resultado dos esforços combinados de artesãos chineses. O cloisone chinês se tornou um padrão para avaliar a qualidade e a beleza do cloisone pelo mundo inteiro. Trata-se de uma das principais contribuições da China para as artes encontradas no mundo.

  A técnica de cloisone esmaltado foi passada para a China por missionários da Ásia Central em meados do século 14. Depois de dominar a habilidade de esmaltar produtos industriais, o povo chinês melhorou constantemente esta técnica especial e a fez uma arte distintamente chinesa. Durante o reinado do Imperador Ming Ching T'ai em meados do século 15, a produção de cloisone era extremamente próspera. Muitos trabalhos de cloisone de qualidade e delicados foram produzidos. Estes trabalhos eram principalmente fundidos com um esmalte azul, como a cor básica, consequentemente o termo para cloisone em chinês: ching-t'ai -lan (" Ching-t'ai Azul").

Cloisone  A razão principal pela qual tais realizações tornaram-se possíveis em tão curto tempo após a técnica do cloisone ter sido transmitida para a China era que a nação chinesa daquele tempo possuía excelentes condições para o desenvolvimento da arte do cloisone esmaltado -já tinham a tecnologia metalúrgica, como a fundição de bronze; técnicas de produção de vidro e coberturas eram famosas; e o controle preciso da temperatura de flambar já era compreendida. Outra razão era que o esmalte era liso e suave como o jade, reluzente como jóias e tão delicado quanto a porcelana - satisfazendo muitos tipos de preferências chinesas.

  O método geral de fazer cloisone envolvia a soldagem de arames de metal primeiro em uma superfície de um objeto de cobre para formar um padrão ou uma ilustração, então, de acordo com as exigências de cada padrão, preencher com esmaltes coloridos.

Cloisone  Esmalte era feito derretendo diferentes materiais como chumbo vermelho, borato e ácido bórico, junto com pó de vidro para se tornar uma substância brilhante opaca ou translúcida. Uma variedade de metais oxidados eram adicionados e a substância mudava então para esmaltes de cores diferentes. Depois que o esmalte derretido esfriava e ficava sólido, era moído então em pó e misturado com água para o processo de recheio.

  Depois que os espaços delineados pelos arames de metal no objeto de cobre fossem preenchidos com a pasta de esmalte, o objeto era então flambado. Após cada fogo, o esmalte se contraía e produzia uma superfície desigual. Era então necessário preencher muitas vezes os espaços desiguais com pasta de esmalte da mesma cor. Este procedimento tinha que ser repetido muitas vezes até todo o espaço a ser preenchido ficasse completamente liso sem qualquer depressão. Só então o processo de flambar estava completo.

Cloisone  Objetos esmaltados que tinham sido flamejados precisavam ter sua superfície polida lisa de forma que o padrão das soldas de arame de metal e a substância de esmalte se fundissem em um. Finalmente, os arames de metal expostos entre partes dos padrões como também a beira e o fundo de um objeto o qual o esmalte não tinha sido aplicado era chapeado a ouro. Assim, um trabalho de arte de cloisone estava terminado.

  Uma peça primorosa de cloisone tem que ter cores que sejam brilhantes, frescas e luminosas, um corpo que seja substantivo e robusto, um arame embutido limpo e bem--proporcionado e ouro chapeado que reluza. Sua aparência delicada e padrões esplêndidos devem emitir um calor clássico que rebita o olhar e apaixone para que seja difícil se separar dela.

Cloisone  Recentemente, este tipo de trabalho de arte tradicional tem advertido o público e está sendo altamente estimado no ROC em Taiwan. Muitas pessoas estão usando máquinas modernas e tecnologia industrial, fundindo-as com criatividade artística, para produzir uma variedade de ornamentos de cloisone, trabalhos artísticos e utensílios domésticos que são elegantes sem comparação. Isto permitiu a integração na vida moderna destes tipos de trabalhos artísticos tradicionais que possuem elegância e sentimento clássico a fim de embelezar e enriquecer o nosso cotidiano. Também permitiu que a arte tradicional passasse a tocha e queimasse brilhantemente.