A caligrafia chinesa é como uma rara e exótica flor na história de civilização e é uma preciosidade sem igual na cultura Oriental. Graficamente, é comparada a pintura em sua habilidade para evocar emoção através de uma rica variedade de forma e desenho. Como arte abstrata, exibe o rítmico e harmonioso fluxo da música. E de um ponto de vista prático, é um idioma escrito.
Escrever é uma representação tangível do idioma falado. A composição dos caracteres chineses pode ser dividida em seis categorias:(1)hsiang hsing básico, i.e. uma representação pictórica direta; (2)chih shih, representações simbólicas de idéias abstratas,; (3)hui yi, uma combinação de elementos pictóricos concretos com representações simbólicas de idéias abstratas; (4)hsing sheng, uma combinação de elementos fonéticos e pictóricos; (5)chia chieh, um caracter emprestado puramente por seu valor fonético para representar um homofone sem conexão ou quase-homofone, e; (6)chuan chu, um caracter que assumiu um novo significado que não está relacionado em significado à nova palavra nova que representa. Estes métodos de composição de caracteres chineses são chamados de Liu Shu, ou " Os Seis Métodos de Escrita ".
Com os " quatro tesouros do estudo " (wen fang szu pao), isto é, canetas de escova, varas de tinta, papel e placas de tinta como ferramentas e pelo meio das linhas, os calígrafos da China têm desenvolvido durante séculos incontáveis diferentes estilos caligráficos. Este excesso de estilos pode, porém, ser agrupado em cinco categorias básicas: Chuan Shu, Escrita de Selo,; Li Shu, Escrita Oficial,; K'ai Shu, Escrita Normal,; Hsing Shu, Escrita Corrente, e Ts'ao Shu que literalmente quer dizer Escrita de Grama mas normalmente se refere a Escrita de Mão.
A caligrafia chinesa não só é uma ferramenta prática para viver o dia-a-dia; ela compreende, junto com a tradicional pintura chinesa, a mais importante corrente de arte da história da China. Todos os tipos de pessoas, de imperadores a camponeses, têm avidamente colecionado trabalhos de boa caligrafia. E os trabalhos caligráficos não são feitos em rolos de papel ou emoldurados para se manterem em um quarto ou em estudo; são encontrados em todos os lugares que você olha: em placas de lojas e edifícios comerciais e governamentais, em monumentos e em inscrições de pedra. Todos estes exemplos de caligrafia chinesa possuem supremo valor artístico. Hoje, como no passado, calígrafos são freqüentemente literati como também artistas. Seus trabalhos caligráficos podem incluir representações de seus próprios poemas, músicas, versos ou cartas; ou de seus mestres famosos. (A caligrafia pode trazer benefícios físicos e espirituais para o praticante e pode treinar a pessoa em disciplina, paciência, e persistência. Como resultado, muitos dos calígrafos da história da China tiveram vidas ricas e viveram por muito tempo).
Praticar caligrafia pode refinar até mesmo a personalidade de uma pessoa e mudar sua perspectiva na vida. É por estas razões que os estudiosos chineses atribuem tradicionalmente grande importância à caligrafia. Na República da China em Taiwan, a caligrafia é a principal matéria do ensino básico até a escola secundária e até mesmo depois das escolas secundárias. Os clubes e associações de caligrafia são populares em todo o país e a caligrafia recebe forte apoio de várias fundações. As competições de caligrafia com prêmios em dinheiro vivo é um incentivo adicional para manter esta arte viva. Nesta era de informação tecnológica, é encorajador e satisfatório notar o entusiástico interesse público que a caligrafia chinesa continua gerando.
Durante milênios, os benefícios que temperavam a personalidade e a expressão intelectual disposta pela arte da caligrafia chinesa não foi restringida somente às bordas da China. Os países vizinhos como Japão e Coréia e várias nações do sudeste da Ásia tem feito de tudo para não separar a caligrafia chinesa de suas próprias culturas, e desenvolveram suas próprias escolas e estilos. Desde a ll Guerra Mundial, os países ocidentais também foram influenciados pela caligrafia chinesa. Basta mencionar um representante da significante posição ocupada pela caligrafia chinesa na arte internacional em uma exposição de pintura " Cobra " na Escandinávia em 1948. Os trabalhos expostos nesta mostra eram de um pintor que se inspirou na caligrafia chinesa como praticada no Japão. |