A caligrafia chinesa é como uma rara      e exótica flor na história de civilização e é uma preciosidade sem igual na cultura      Oriental. Graficamente, é comparada a pintura em sua habilidade para evocar emoção      através de uma rica variedade de forma e desenho. Como arte abstrata, exibe o rítmico e      harmonioso fluxo da música. E de um ponto de vista prático, é um idioma escrito.  
            Escrever é uma representação tangível do      idioma falado. A composição dos caracteres chineses pode ser dividida em seis      categorias:(1)hsiang hsing básico, i.e. uma representação pictórica direta; (2)chih      shih, representações simbólicas de idéias abstratas,; (3)hui yi, uma combinação de      elementos pictóricos concretos com representações simbólicas de idéias abstratas;      (4)hsing sheng, uma combinação de elementos fonéticos e pictóricos; (5)chia chieh, um      caracter emprestado puramente por seu valor fonético para representar um homofone sem      conexão ou quase-homofone, e; (6)chuan chu, um caracter que assumiu um novo significado      que não está relacionado em significado à nova palavra nova que representa. Estes      métodos de composição de caracteres chineses são chamados de Liu Shu, ou " Os      Seis Métodos de Escrita ".  
             Com os " quatro tesouros do      estudo " (wen fang szu pao), isto é, canetas de escova, varas de tinta, papel e      placas de tinta como ferramentas e pelo meio das linhas, os calígrafos da China têm      desenvolvido durante séculos incontáveis diferentes estilos caligráficos. Este excesso      de estilos pode, porém, ser agrupado em cinco categorias básicas: Chuan Shu, Escrita de      Selo,; Li Shu, Escrita Oficial,; K'ai Shu, Escrita Normal,; Hsing Shu, Escrita Corrente, e      Ts'ao Shu que literalmente quer dizer Escrita de Grama mas normalmente se refere a Escrita      de Mão.  
            A caligrafia chinesa não só é uma      ferramenta prática para viver o dia-a-dia; ela compreende, junto com a tradicional      pintura chinesa, a mais importante corrente de arte da história da China. Todos os tipos      de pessoas, de imperadores a camponeses, têm avidamente colecionado trabalhos de boa      caligrafia. E os trabalhos caligráficos não são feitos em rolos de papel ou emoldurados      para se manterem em um quarto ou em estudo; são encontrados em todos os lugares que você      olha: em placas de lojas e edifícios comerciais e governamentais, em monumentos e em      inscrições de pedra. Todos estes exemplos de caligrafia chinesa possuem supremo valor      artístico. Hoje, como no passado, calígrafos são freqüentemente literati como também      artistas. Seus trabalhos caligráficos podem incluir representações de seus próprios      poemas, músicas, versos ou cartas; ou de seus mestres famosos. (A caligrafia pode trazer      benefícios físicos e espirituais para o praticante e pode treinar a pessoa em      disciplina, paciência, e persistência. Como resultado, muitos dos calígrafos da      história da China tiveram vidas ricas e viveram por muito tempo).  
             Praticar caligrafia pode      refinar até mesmo a personalidade de uma pessoa e mudar sua perspectiva na vida. É por      estas razões que os estudiosos chineses atribuem tradicionalmente grande importância à      caligrafia. Na República da China em Taiwan, a caligrafia é a principal matéria do      ensino básico até a escola secundária e até mesmo depois das escolas secundárias. Os      clubes e associações de caligrafia são populares em todo o país e a caligrafia recebe      forte apoio de várias fundações. As competições de caligrafia com prêmios em      dinheiro vivo é um incentivo adicional para manter esta arte viva. Nesta era de      informação tecnológica, é encorajador e satisfatório notar o entusiástico interesse      público que a caligrafia chinesa continua gerando. 
            Durante milênios, os      benefícios que temperavam a personalidade e a expressão intelectual disposta pela arte      da caligrafia chinesa não foi restringida somente às bordas da China. Os países      vizinhos como Japão e Coréia e várias nações do sudeste da Ásia tem feito de tudo      para não separar a caligrafia chinesa de suas próprias culturas, e desenvolveram suas      próprias escolas e estilos. Desde a ll Guerra Mundial, os países ocidentais também      foram influenciados pela caligrafia chinesa. Basta mencionar um representante da      significante posição ocupada pela caligrafia chinesa na arte internacional em uma      exposição de pintura " Cobra " na Escandinávia em 1948. Os trabalhos expostos      nesta mostra eram de um pintor que se inspirou na caligrafia chinesa como praticada no      Japão.   |