Os quatro artigos de papelaria indispensáveis a qualquer tradicional estudante chinês são um pincel, tinta, papel e uma pedra de tinta. Eles são as ferramentas principais com que ele leva a cabo seu trabalho erudito, e por isto eles vieram a ser chamados de os " quatro tesouros do estudo " (wen fang szu pao).
As artes distintivas e elegantes da caligrafia e pintura chinesa têm nestes recentes anos tomado um lugar proeminente no mundo da arte internacional, sendo o enfoque de muito interesse e discussão. Qualquer pessoa envolvida nas artes chinesas tradicionais de pintura e caligrafia precisa confiar fortemente em seu pincel, tinta, papel e pedra de tinta, porque é somente através destas ferramentas que a beleza da arte chinesa recebe a expressão concreta. Como resultado, muita importância é atribuída aos " quatro tesouros do estudo ".
" Para fazer um bom trabalho, a pessoa tem que afiar suas ferramentas primeiro " diz um provérbio chinês. Um artista seleciona suas ferramentas com muita seriedade. Em dinastias de proeminência literária, como a T'ang (618-907 D.C.) e Sung (960-1279 D.C.), a arte dos " quatro tesouros do estudo " alcançaram seus ápices de perfeição e excelência. Exemplos são o pincel de Chu Ke e a pedra de tinta de Tuan His na Dinastia T'ang, e a caneta tinteiro de Li T'ing-Kuei e o papel de Ch'eng Hsin T'ang do período das cinco Dinastias (907-960 D.C.). " Tesouros do Estudo " de alta qualidade contribuem diretamente ao desenvolvimento da pintura e caligrafia chinesa.
A popularização da impressão e a produção em massa de papel e tinta na dinastia Sung permitiu que os trabalhos do muitos e destacados calígrafos e pintores que emergiram na época serem distribuídos amplamente. Muitos livros publicados nestes tempos ainda existem; o fato do papel ter permanecido intacto e a tinta não ter se apagado mesmo depois de mil anos são as provas da alta qualidade de artesanato empregada.
Muito está sendo feito na República da China não só para preservar a tradicional cultura chinesa, mas também para introduzir continuamente inovações e melhorias. Enquanto retendo os méritos e forças do quatro tradicionais " Tesouros do Estudo ", tecnologias modernas e materiais estão sendo aplicados para fazer estes " tesouros " cada vez mais práticos e adequados às necessidades do usuário. A dependência das artes de caligrafia e pintura chinesas nestes tradicionais " Tesouros do Estudo " para expressar pensamentos, sistemas de escrita, experiências de vida e sentimentos das pessoas chinesas tem produzido uma instituição cultural eterna e imarcescível. |